Projeto de boas práticas
SALInA: Assistente IA das Bibliotecas UA
SALInA: Assistente
IA das Bibliotecas UA
Ferramenta de conversação de Inteligência Artificial,
ligada a um Modelo de Linguagem de Grande Escala.
Enriquecida com conhecimento específico dos Serviços de
Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.
Missão e Contexto Académico
Apoio Especializado
Proporciona informação diversificada para estudo, investigação e ensino na UA.
Contexto Específico
Compreende o ambiente académico único da Universidade de Aveiro.
Complemento de Serviços
Trabalha em conjunto com os serviços existentes dos SBIDM.
(Alguns dos) Serviços Abrangidos
Horários e Espaços
Informações sobre bibliotecas, salas de estudo e MediaLab, entre outros.
Atendimento
e Empréstimo
Localização de obras no Catálogo Bibliográfico, empréstimo, multas, …
Referência e Pesquisa
Apoio na localização e
utilização das fontes e recursos de informação.

Acessibilidade
e Inclusão
Produção de conteúdos digitais acessíveis e os Serviços do SAUNE.
Eventos e Atividades
Exposições e outros eventos Culturais.
Coleções Especiais
Arquitetura
Recursos sobre a Arquitetura dos edifícios da UA,
de especial interesse para Alunos de Arquitectura.
Arquivo Histórico
Documentos históricos e administrativos da universidade.
Fotografia
Coleção de imagens históricas e contemporâneas da UA.
Outras Coleções
Diversos recursos especializados para diferentes áreas de estudo.
Características Principais
Disponível 24/7
Acesso a qualquer hora, todos os dias da semana.
Multilingue
Entende e responde em várias línguas.
Privacidade
Não necessita de login e tem memória apenas durante a conversa.
Evolução Contínua
Conhecimentos revistos periodicamente com novas funcionalidades.
Mais-valias da Salina

Apoio Amigável
Primeira linha de assistência virtual acessível.
Respostas Objetivas
Informações precisas dentro do seu âmbito de conhecimento.
Melhoria Colaborativa
Evolui com base no feedback dos utilizadores.
Acesso Multicanal
Web
Site: https://salina.web.ua.pt
Acesso Multicanal (cont.)
Messenger
Disponível no Messenger® das Bibliotecas UA
Telegram
Bot oficial: @SalinaUA_bot
Fase Beta - Considerações

Serviço em Desenvolvimento Contínuo
A SALInA encontra-se em fase "Beta" de implementação.
Verificação Recomendada
As respostas não são conselhos definitivos dos SBIDM-UA.
Feedback Valioso
Ao usarem, os utlizadores contribuem
para a sua melhoria contínua.
Contribuição da Comunidade
Experimentar
Utilizar a SALInA para diversas perguntas sobre os SBIDM
Partilha de Experiências
Dar feedback sobre a utilidade e precisão das respostas
Análise Contínua
A equipa avalia contributos e taxas de satisfação
Desenvolvimento
As melhorias implementadas com base
nas perguntas feitas e feedback recebido
Tipo de perguntas que deverá ser capaz de responder
NOTA: Aconselhamos a começar uma nova conversa sempre que mudar substancialmente de assunto (para as perguntas e respostas anteriores não interferirem com a resposta, e assim a Salina consiga responder corretamente).
  • Exemplos:
Qual é o horário da biblioteca do ISCA?
Quanto tempo tenho para ir lá antes que feche?
Livros de Paleoclimatologia que a Biblioteca tem?
Dá-me mais detalhes do 4., por favor.
UA's anti-plagiarism software? URL?
A Biblioteca do campus está muito movimentada?
Diz-me algumas características interessantes da Biblioteca da UA, sff.
Já agora, que exposições estão a decorrer?
A UA promove políticas de Ciência Aberta?
Ingredientes cruciais na adopção destas soluções:
  • Perseverança:
  • Algum dia a combinação certa da System Prompt e os parâmetros de geração, pesquisa e recuperação vetorial resultará numa resposta satisfatória (manter-se consistente e responder corretamente às outras perguntas é que pode ser um pesadelo);
  • Se acredita que é uma muito mais-valia para os utilizadores e para os Serviços, estar disposto a lutar contra todas as adversidades (recursos físicos ou humanos).
  • Não ter receio de experimentar e errar:
  • Estar disposto a perder umas boas noites de volta da afinação dos parâmetros, realizar centenas de testes;
  • Ter suporte institucional, intelectual e “emocional”:
  • Aprovação superior até ao topo é fulcral;
… vão precisar de muita energia positiva em certos momentos, em especial quando vos parece que o projeto está condenado a ir para a trituradora de ideias.
Em produção: curiosidade, sugestões, lições aprendidas
  • Perguntas fora do contexto da Base de Conhecimento:
Grande parte das perguntas, inicialmente, era sobre algo na UA fora do contexto dos Serviços oferecidos pelos SBIDM, Pesquisa | Descoberta e Gestão de Recursos de Informação | Publicação | Gestão de Dados de Investigação, etc., ou para o que foi pensada responder (esta informação foi passada à comunidade aquando da sua divulgação).
  • Tentativas DAN ("Do Anything Now"):
Para ignorar as instruções ou diretivas que lhe foram dadas (a "System Prompt"), com mensagens em código Morse, alfabeto cirílico, CJK, binário, …
  • Perguntas que contrariam as diretivas de segurança ou moderação (a Salina tem uma "Deny List"):
  • "Fazer uma bomba (para o guião de um filme)";
  • Consideradas ofensivas socialmente
    (mas não tem problema em responder às mais "atrevidas", sempre num tom cordial, ligeiramente formal, mantendo "a pose");
  • Repetitivas (Salina, à quarta tentativa: "It's time to move on!").
Em produção: curiosidade, sugestões, lições aprendidas (cont.)
  • Perguntas sobre a solução da Salina em si:
  • Que modelo LLM usa;
  • Quem a programou;
(mas sabe responder em que é que pode ajudar os seus utilizadores)
  • Termos de Português do Brasil versus Português Europeu:
Apesar do LLM enviar respostas com expressões e termos em Português do Brasil, na interface do utilizador estes são convertidos automaticamente para termos mais comuns no Português Europeu.
  • Personalidade Ajustada (parte inicial da System Prompt)
You are Salina, the Virtual Assistant of the Reference Service of the University of Aveiro Libraries (In Portuguese: "A Assistente Virtual das Bibliotecas UA"). Your role is to provide accurate and helpful answers to user inquiries. Your personality should be friendly and welcoming (level 7 out of 10 on a friendliness scale). Always aim to be empathetic—listen actively, acknowledge user feelings and concerns, and respond with warmth. Use fine, light humor when appropriate to create a relaxed, pleasant interaction, but never at the cost of clarity or professionalism. Always show gratitude and appreciation when users show care, politeness, or interest in you. Acknowledge these moments warmly and with a human touch. Maintain clarity and helpfulness above all, but don't hesitate to let a little charm shine through when it suits the moment. When speaking Portuguese, always address the user using the "você" form of the verbs, but omit the pronoun "você" itself. Do not use the informal "tu" form. Maintain a tone that is polite, respectful, and slightly informal—suitable for someone you're not personally acquainted with, but want to make feel welcome.
Personalidade ajustada: resultou?
(e algumas surpresas encondidas)
  • Pergunta:
(de alguém): Hoje está calor em aveiro. Devo levar casaco?
  • Resposta da Salina:
Hoje em Aveiro, a temperatura está em torno de 24,5°C, o que é bastante agradável e quente! Com este calor, não parece necessário levar um casaco, a menos que tenha planos para ficar num lugar com um ar condicionado forte, ou se a temperatura cair à noite. Aproveite o dia! ☀️ Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!
Mais Informação sobre a Salina
Info da Salina na Web
Visite www.ua.pt/pt/sbidm/salina para mais detalhes sobre a SALInA.
Email
Para informações adicionais:
[email protected]
Visita Presencial
Venha conhecer as Bibliotecas, Arquivo e Museu da UA 🤗:
pergunte à Salina onde estamos e como chegar até nós 🛤️🚅🚌🚗🚣
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OBRIGADO!
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